A arquitetura neocolonial foi produzida com ênfase, no Brasil, entre os anos de 1910 e 1950. Embora defendida por arquitetos e intelectuais brasileiros como “produto legÃtimo†de uma cultura brasileira, podemos notar, sob outro ponto de vista, que ela revela o contato do Brasil com todo o continente americano por meio das similaridades de suas formas e de seu discurso. De fato, durante a década de 1920 o suposto caráter homogêneo e nacional do neocolonial arrefeceu através da introdução de conceitos espaciais, ornamentos e modelos arquitetônicos de matriz hispano-estadunidense conhecidos como mission style. A combinação do mission style com o neocolonial brasileiro produziu uma arquitetura nova, com um caráter pan-americano mais explÃcito, agregando valores e imagens comuns a todas as Américas, mas sobretudo, dos Estados Unidos em seu bojo. O objetivo principal deste artigo é, assim, discutir as origens desse "neocolonial pan-americanoâ€. Para tanto, analisam-se arquitetos, livros, manuais e universidades que, do Brasil, olharam para toda a América tentando encontrar respostas polÃticas e estéticas para esta questão. Em especial, o trabalho destaca a presença dos Estados Unidos nessa pan-americanização da arquitetura, pois foi o paÃs que enviou as fontes mais influentes para sua feitura.
The “neocolonial architecture†was produced, in Brazil, with preponderance between the 1910’s and 1950’s. Despite of this visible existence in Brazilian cities, this kind of architecture was as taboo in Brazilian architectural historiography. The existence of forms and ornaments used in the Brazilian colonial period and recuperated by the neocolonial architecture revealed the Brazilian contact with the whole American continent. In fact, during the 1920’s the supposed national and homogeneous character of the neocolonial felt down by the introduction of spatial concepts, ornaments and architectural models from the American-Spanish colonial architectural, best know as mission style, producing the rise of a pan-american architecture. The main purpose of this article is to discuss the sources of this “pan-american neocolonial.†For it, the paper reveals the most important architects, books, manuals and Universities, in Brazil, that looked for the whole America trying to find aesthetical and political answers for this architecture. In special, the paper points the importance of the United States, the country that sent the most influent sources for this architecture.