Este artigo relata a aplicação do jogo “Fonte da sorte”, criado no contexto do PROFLETRAS e testado com alunos do 9º ano de duas escolas. Esse objeto de aprendizagem (OA) subsidiou o ensino do conto, especificamente, do enredo. Sua elaboração, aplicação e a análise dos resultados basearam-se nas teorias de: Bronckart (1999), sobre gênero textual; Huizinga (2005), sobre jogo; Mendes et al. (2010) e Tarouco (2011), sobre OA. Com as experiências de testagem, observou-se que o OA atende ao objetivo proposto e viabiliza o ensino de gênero de maneira colaborativa, desenvolvendo competências e realizando ações de linguagem.
This paper reports the use of the “Fountain of the fair fortune” game, created in the ambit of ProfLetras and tested with 9 th grade students of two schools. This learning object (LO) sustained the teaching of tale, particularly, its plot. Its creation, application and result analysis were based on the theories by Bronckart (1999), about textual genres; Huizinga (2005), about game; Mendes et al. (2004) e Tarouco (2003), about LO. From these testing experiences, it was verified that the LO fulf illed its purpose and allowed to teach genres in a collaborative way, developing competences and performing language actions.