Utopia capitulada em cifra responsável e outros temas do cinema latino-americano hoje

Revista Mídia e Cotidiano

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ISSN: 2178602X
Editor Chefe: Denise Tavares
Início Publicação: 30/12/2012
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Utopia capitulada em cifra responsável e outros temas do cinema latino-americano hoje

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Sebastião Guilherme Albano da Costa, Maria Erica Oliveira Lima
Autor Correspondente: Sebastião Guilherme Albano da Costa | [email protected]

Palavras-chave: audiovisual; poéticas da responsabilidade; consenso de Washington; América Latina

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Devido à escalada da racionalização no que tange aos processos de produção, distribuição e exibição de filmes na América Latina entre 1990 e 2011 e pela temeridade de se pensar uma teoria do cinema sem nos reportar a uma teoria do cinema como produção social, ideou-se denominar as consequências do Consenso de Washington nas forças políticas e econômicas que permeiam os regimes estéticos do audiovisual da região como formadoras de uma poética da responsabilidade. No plano da representação, por exemplo, a circunstância significou uma redução do repertório retórico (figuras etc.) e parece haver instaurado (ou apenas acentuado) a dependência simbólica de audiovisualidades hegemônicas.



Resumo Inglês:

Based  on  the  emergence  of  rationalization  regarding  Latin  American motion  pictures'  production,  distribution,  and  exhibition  in  the  last  twenty-one  years  (1990-2011),  and  considering  cinemas'  theory  as  social  production,  we  are  able  to  evoke  the  Washington  Consensus  consequences  on  the  movies'  political,  economic, and aesthetic regimes as provokers of a poetics of responsibility. On the representation field,  for  instance,  the  circunstances  have  been  meant  as  a  reduction  of  rethoric  repertory (figures etc.) and seem to have set Latin American's symbolic dependency of hegemonic audiovisualities.