A utopia A Descrição de um Novo Mundo, chamado O Mundo Resplandecente, de 1666, é de autoria da filósofa natural e Duquesa de Newcastle Margaret Lucas Cavendish. Tal obra é considerada a primeira no gênero literário utópico escrita por uma mulher e apresenta a história do descobrimento de um novo mundo por um estrangeiro que, após atravessar os mares, ali desembarca. O Mundo Resplandecente possui uma organização das leis, do estado, da religião etc. que permite uma vida em perfeita harmonia. A intenção principal desse artigo é apresentar algumas observações sobre a estrutura utópica do texto, como o fato de que, diferentemente da estrutura paradigmática do texto de Thomas More, após sua chegada, o estrangeiro passa a interferir nesse mundo provocando-lhe mudanças substanciais. Também procuro apontar algumas das relações presentes entre a obra e outros textos contemporâneos, como os de Thomas Hobbes e de Francis Bacon, referências influentes para a construção do pensamento de Cavendish.
The utopia The description of a New World, Called The Blazing-World was first published in 1666 by the natural philosopher Margaret Lucas Cavendish (the Duchess of Newcastle). This work is considered to be the first utopian work written by a woman and presents the history of the discovery of a new world by stranger, after a trip across the seas. This world has perfect organization of law, state, religion etc., resulting in a harmonious life for its inhabitants. This article intends to analyze how the utopian characteristics appear in this work as, after his arrival, the stranger starts to interfere in this world, in opposite to what happens in Thomas More’s Utopia (1516) and the most of the utopian works of this time. This causes a number of changes, mainly in reason to the stranger’s will in to establish scientific societies in that land. I also signalize some of the relations between this work and others texts produced throughout the seventeenth century such as those of Thomas Hobbes and Francis Bacon, whose ideas were essentials to the Cavendish’s thougtht.