Utopias, anacronias e distopias em V de Vingança: das páginas para a tela
Intexto
Utopias, anacronias e distopias em V de Vingança: das páginas para a tela
Autor Correspondente: Denise Azevedo Duarte Guimarães | [email protected]
Palavras-chave: graphic novel, cinema, intertextualidade
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo analisa a adaptação fÃlmica da graphic novel de Alan Moore, V de Vingança: uma alegoria polÃtica contra governos totalitários. Almeja-se problematizar o tema da vingança, diante dos atentados terroristas contemporâneos. Investigam-se também as intertextualidades e o processo tradutório, com ênfase na estereotipia e na composição visual do herói mascarado.
Resumo Inglês:
The article analyzes the filmic adaptation of Alan Moore´s graphic novel, V for Vendetta: a political alegory against totalitarian governments. It aims at questioning the theme of vengeance, facing contemporary terrorist outrages. It also investigates the intertextuality and the tradutory process, with emphasis in the stereotype and in the masked heroe´s visual composition.
Resumo Espanhol:
El artÃculo estudia la adaptatión fÃlmica de la graphic novel de Alan Moore, “V for Vendettaâ€: una alegorÃa polÃtica contra los gobiernos totalitarios. Busca-se una reflexión sobre el tema de la venganza, delante las ofensivas terroristas actuales. La intertextualidad y el proceso de traducción son también investigados, con el fóco en la estereotipia y en la compositión visual del heroi enmascarado.