O artigo pretende analisar as novas significações que as práticas de consumo de narrativas audiovisuais recebem no país, ao se discutir como a televisão, produto hegemônico entre os lares brasileiros, se comporta com o avanço da utilização da internet como fornecedora e produtora de conteúdo. Utilizamos como método os conceitos de sociedade do consumo, de Jean Baudrillard (2011), e de espetáculo, de Guy Debord (1997), enfatizando o contexto das normas de uma sociedade capitalista, expostos por Raymond Williams (2016). Como parte da metodologia, faz-se necessário um comparativo entre algumas das produções da televisão tradicional, ou também chamada de TV aberta, em relação às series disponíveis nos serviços de streaming, cada vez mais populares e em franca expansão no mercado brasileiro, o que acompanha uma tendência mundial. Assim conclui-se que a televisão, meio pelo qual se promove entretenimento gratuito em quase a totalidade do país, vem sofrendo drásticas transformações de forma e conteúdo neste começo do século XXI.
The article intends to analyze the new meanings that the consumption practices of audiovisual narratives receive in the country, by discussing how television, a hegemonic product among Brazilian homes, behaves with the advancement of the use of the internet as a provider and producer of content . We used as a method the concepts of consumer society, by Jean Baudrillard (2011) and spectacle, by Guy Debord (1997), emphasizing the context of the norms of a capitalist society, exposed by Raymond Williams (2016). As part of the methodology, it is necessary to make a comparison between some of the traditional television productions, or also called open TV, in relation to the TV Shows available in streaming services, which are increasingly popular and booming in the Brazilian market, which follows a worldwide trend. Thus, it is concluded that television, a means by which free entertainment is promoted in almost all of the country, has undergone drastic transformations in form and content in the beginning of the 21st century.