O artigo analisa algumas questões presentes na história em quadrinhos (HQ) V de
Vingança, de Alan Moore, e no filme nela baseado. V de Vingança se passa numa
Inglaterra futurista. Após uma Terceira Guerra Mundial e assolada por bombardeios, a
Inglaterra está mergulhada no caos. Depois de algum tempo, a ordem é estabelecida,
mas por meio de manipulações polÃticas e ideológicas de um governo fascista que caça
os direitos civis, impõe uma forte censura aos meios de comunicação e reprime
violentamente os opositores e livros, músicas e obras de arte considerados perigosos
para a manutenção da ordem são destruÃdos. Dentre aqueles considerados não
adequados à nova ordem estão os estrangeiros, muçulmanos, negros e os homossexuais
que são encaminhados aos chamados campos de readaptação, onde são torturados e
feitos como cobaias de experiências. V é um homem que sobreviveu às experiências e,
usando sempre uma máscara, vai eliminando os lÃderes fascistas. Tanto a HQ quanto o
filme são sobre o amor e sobre o que regimes totalitários podem fazer com a vida das
pessoas, no que elas podem se transformar, no que elas podem ser roubadas, na sua
essência e dignidade e na possibilidade de lutarem contra a submissão.
The article examines some issues present in the comic book (HQ) V for Vendetta, Alan
Moore, and the movie based on it. V for Vendetta takes place in a futuristic England.
After a third world war and plagued by bombings, Britain is plunged into chaos. After
some time, the order is established, but through political manipulation and ideological
needs of a fascist government that hunts civil rights, imposes a strong censorship on the
media and violently repressing opponents and books, songs and works of art considered
dangerous to the maintenance of order are destroyed. Among those considered
unsuitable to the new order are foreigners, Muslims, blacks and homosexuals who are
referred to so-called rehabilitation camps, where they are tortured and made as guinea
pigs for experiments. V is a man who survived the experience, and always wearing a
mask, will eliminate the fascist leaders. Both the comic and the movie are about love
and what totalitarian regimes can do with people's lives, what they can become, as they
can be stolen, in essence and dignity and the possibility of fighting against submission.