OBJETIVO:
Reunir informações atuais acerca dos efeitos do diabetes melito tipo 1 sobre o comportamento autonômico cardÃaco de crianças.
FONTES DE DADOS:
A busca dos artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Ibecs, Medline, Cochrane, Lilacs, SciELO e PEDro por meio dos seguintes descritores da área da saúde (DeCS): "sistema nervoso autônomo", "diabetes mellitus", "criança", "diabetes mellitus tipo 1", "sistema nervoso simpático" e "sistema nervoso parassimpático" e suas respectivas versões em lÃngua inglesa (MeSH). Os artigos foram publicados de janeiro de 2003 a fevereiro de 2013, envolvendo crianças de nove a 12 anos portadoras de diabetes melito tipo 1.
SÃNTESE DOS DADOS:
A busca resultou em quatro artigos que abordam a variabilidade da frequência cardÃaca em crianças com diabetes melito tipo 1, demonstrando que, em geral, essas crianças apresentam redução da variabilidade da frequência cardÃaca global e da atividade vagal. A prática de atividade fÃsica promove benefÃcios no organismo de crianças com diabetes melito tipo 1.
CONCLUSÕES:
Crianças diabéticas tipo 1 apresentam modificações na modulação autonômica, o que demonstra a necessidade de atenção precoce a essa população para evitar complicações futuras.