O artigo navega pelo desenvolvimento das questões éticas durante o Vaticano II e o impulso para o desenvolvimento de uma nova teologia moral imediatamente depois do Concílio. O texto argumenta, por um lado, que a Gaudium et Spes apresentou uma nova teologia moral com base no imperativo da consciência mediada pela fé em relação as questões éticas sociais. Por outro lado, a antiga orientação moral foi preservada quando diz respeito às questões de ética sexual. Depois do Concílio, essas duas faces morais guiaram o ensino do Magistério por dois caminhos diferentes que podem ser observados cronologicamente nas perspectivas usadas para responder questões éticas de caráter social e sexual. O Concílio Vaticano II encorajou uma nova teologia moral, visível na ética social nos anos posteriores ao Concílio. Mas o mesmo espírito não foi abraçado pelo Magistério quando as questões eram de moral sexual até a publicação da Amoris Laetitia com sua eclesiologia do discernimento pastoral.
This paper navigates the development of ethical issues during Vatican II and the impulse to develop a new moral theology just after the Council. This paper argues, on one hand, thatGaudium et Spesdevelops a new moral theology based on the imperative of conscience mediated by faith in issues of social ethics. On the other hand, the old moral orientation was preserved on sexual ethics. After the council, these two moral faces have led magisterial teaching to two different paths that can be seen chronologically in approaches used for issues of social and sexual ethics. Vatican II encouraged a new moral theology, visible in social ethics in the years immediately following the Council. But the same spirit was not embraced by the Magisterium on issues of sexuality until the publication of Amoris Laetitiawith its ecclesiology of pastoral discernment.