Verão no aquário e Fazes-me falta: considerações sobre a escrita em Lygia Fagundes Telles e Inês Pedrosa

Odisseia

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/index
Telefone: (84) 3342-2220
ISSN: 1983-2435
Editor Chefe: Samuel Anderson de Oliveira Lima e Marcelo da Silva Amorim
Início Publicação: 31/07/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

Verão no aquário e Fazes-me falta: considerações sobre a escrita em Lygia Fagundes Telles e Inês Pedrosa

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Licilange G. Alves
Autor Correspondente: Licilange G. Alves | [email protected]

Palavras-chave: Escrita, ausências, morte. Verão no aquário, Fazes-me falta

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo objetiva fazer dialogar os romances Verão no aquário, de Lygia Fagundes Telles, e Fazes-me falta, de Inês Pedrosa, na perspectiva da linguagem literária. Parte-se da hipótese de que esta categoria se apresenta como errante e impotente para esclarecer o que diz, constatação que não é vista como problemática, apenas como composição do estilo peculiar das escritoras. Segundo a crítica, esses romances são significativos na consagração de ambas as autoras, consideração que se justifica, principalmente, pela irreverência da linguagem neles trabalhada. A análise foi fundamentada em contribuições voltadas ao estudo da literatura contemporânea, em especial, Maurice Blanchot (1997; 1987) e Roland Barthes (1984; 2011). Para compreender as acepções feitas pela crítica, foram consultados, dentre outros, os trabalhos de Diana Navas e Telma Ventura (2018); Sônia Régis (1998). Constatou-se que a linguagem, nessas obras, é entrelaçada à ideia de morte, tema presente nos dois enredos e que comunga com a escritura das autoras.



Resumo Inglês:

This article aims to propose a dialogue between the novelsVerão no Aquário, by Lygia Fagundes Telles, andFazes-me Falta, by Inês Pedrosa, from the perspective of literary language. It is hypothesized that this category presents itself as wandering and powerless to clarify what it says, an observation that is not seen as problematic, only as a composition of the writers’ peculiar style. In this way, according to the critics, these novels are significant in the consecration of both, a consideration that is mainly justified by the irreverence of the language worked on them. The analysis was based on contributions aimed at the study of contemporary literature, especially Maurice Blanchot (1997; 1987) and Roland Barthes (1984; 2011). To understand the meanings made by the critics, the works of Diana Navas, Telma Ventura (2018) and Sonia Régis (1998) were consulted, among others. Thus, it was found that language, in these novels, is intertwined with the idea of death, a theme present in the both plots and that it communes with the writing of the authors.