A verdade e seu contexto: uma abordagem a partir de Habermas e Rorty

Cadernos De Ética E Filosofia Política

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ISSN: 15170128
Editor Chefe: Maria das Graças de Souza
Início Publicação: 31/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A verdade e seu contexto: uma abordagem a partir de Habermas e Rorty

Ano: 2009 | Volume: 14 | Número: 1
Autores: Magnus Dagios
Autor Correspondente: Magnus Dagios | [email protected]

Palavras-chave: filosofia política, filosofia da ciência, jünger habermas, richard rorty

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tenta abordar o debate entre Habermas e
Rorty sobre a questão da verdade. O tema é controverso na medida em
que os dois filósofos têm suas propostas sob prismas diferentes, embora
considerem a virada lingüística. Rorty pensa que devemos abandonar a
noção de verdade, por argumentos mais ou menos úteis, por meio de
novas redescrições, e da mesma forma quer se manter distante das tentativas
universalistas. Habermas acusa Rorty de não ter levado a virada lingüística
até suas últimas conseqüências, e manter uma crítica
epistemológica para a noção de verdade. Deste modo, Habermas diz
que devemos manter a noção de verdade e seu caráter incondicional,
mediante a certeza de um mundo igual para todos, uma vez que todos
entram em contato com os mesmos objetos, por meio do mundo da vida
e do nível discursivo.



Resumo Inglês:

The present work probe to approach the debate that occurred
between Habermas and Rorty on the subject of the truth. The theme is
controversial because the two philosophers have their proposals under
different prisms, although they consider the linguistic turning. Rorty
thinks that should abandon the truth notion, for arguments more or less
useful, through new redescription, and in the same way he wants to
maintain distant of the attempts universalists. Habermas accuses Rorty of
not having taken the linguistic turning until their last consequences, and
to maintain a critical epistemological for the truth notion. This way,
Habermas says that we should maintain the truth notion and its unconditional
character, by the certainty of a same world for all, where all get in
touch with the same objects, through the world of the life and of the discursive
level.