A Versão de Sentido no Hospital: Enfoque Fenomenológico-Existencial da Vivência no Hospital de Emergências de Macapá

Arquivos Científicos - IMMES

Endereço:
Rua Jovino Dinoá, 2085 - Central
Macapá / AP
68900-075
Site: http://arqcientificosimmes.emnuvens.com.br/abi
Telefone: (96) 8111-7199
ISSN: 2595-4407
Editor Chefe: Antonio Carlos Freitas Souza
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Engenharias, Área de Estudo: Multidisciplinar

A Versão de Sentido no Hospital: Enfoque Fenomenológico-Existencial da Vivência no Hospital de Emergências de Macapá

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: A. C. S. Silva, J. S. Soledade, J. S. Melo
Autor Correspondente: J. S. Melo | [email protected]

Palavras-chave: versão de sentido; relato de experiência; hospital; fenomenologia; existencialismo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo, como relato de pesquisa, é fruto de uma pequena prática realizada no Hospital de Emergências de Macapá, com o objetivo de relatar o ser-no-mundo no hospital, como percepções, sentidos e sensações acerca da vivência no hospital, na forma de se instigar reflexões. O artigo se desenvolveu através da pesquisa qualitativa, por meio do método fenomenológico, além de livros e artigos da área, assim como a descrição da experiência, feita posteriormente através da Versão de Sentido proposta por Amatuzzi (2001), com o intuito de descrição do fenômeno. Posteriormente, foram feitas análises e discussões de trechos de alguns relatos, intercalando com a visão de mundo da fenomenologia e do existencialismo, por meio da investigação do vivido. O artigo concretiza-se pela relevância do método fenomenológico-existencial e sua contribuição em diversos campos da psicologia e outras áreas da saúde, como a proposta de humanização, percebendo o sujeito não somente como um ser biomédico, mas em sua totalidade, como um ser existencial.



Resumo Inglês:

This article, as a research report, is the result of a small practice carried out at the Hospital de Emergências de Macapá, with the purpose of reporting the being-in-the-world in the hospital, as perceptions, senses and sensations about the hospital experience, to instigate reflections. The article developed through qualitative research, through the phenomenological method, as well as books and articles of the area, as well as the description of the experience, made later through the Version of Sense proposed by Amatuzzi (2001), with the purpose of describing the phenomenon. Subsequently, analyzes and discussions of excerpts from some reports were made, interspersed with the world view of phenomenology and existentialism, through the investigation of the lived. The article it is justified itself by the relevance of the phenomenological-existential method and its contribution in several fields of psychology and other areas of health, as the proposal of humanization, perceiving the subject not only as a biomedical being, but in its totality, as a being existential.