Apresenta-se aqui uma versão em português daquele que é considerado por seu autor, o musicólogo belga Nicolas Me-eùs (1944-), como o ensaio fundador da teoria dos vetores harmônicos. O texto foi originalmente publicado em 1988 pelarevista Fascicules d’Analyse Musicale e, na presente tradução, recebe alguns adendos e comentários. Neste ensaio, Meeùs reto-ma o debate acerca da classificação das progressões harmônicas, revisa a argumentação de autores que marcam a história da teoria musical ao longo do século XX – Hugo Riemann, Heinrich Schenker e Arnold Schoenberg – e percebe, nessa argumentação, a contribuição de teóricos anteriores, tais como Jean-Philippe Rameau, Gottfried Weber, Anton Brucknere Simon Sechter. Destaca-se também o diálogo que Meeùs estabelece com a sistematização recente, publicada em 1980,por Yitzhak Sadai. Por fim, para ilustrar a tese de que é possível reduzir a sintaxe das progressões harmônicas a apenas duas categorias – chamadas então de “vecteur dominant” e “vecteur sous-dominant” –, Meeùs experimenta a análise vetorial em
This is a Portuguese version of what its author, Belgian musicologist Nicolas Meeùs (1944-), considered to be the founding essay for his theory of harmonic vectors. In it, Meeùs revisits the discussion of the classification of harmonic progressions, reviews the arguments of three of the 20th century’s most important music theorists, namely Hugo Riemann, Heinrich Schenker, and Arnold Schoenberg, and acknowledges the contributions of earlier theoreticians, such as Jean-Philippe Rameau, Gottfried Weber, Anton Bruckner, and Simon Sechter. The author also dialogues with his contemporary Yitzhak Sadai’s then-recent systematization, published in 1980. Finally, Meeùs applies vector analysis to works of J. S. Bach, Beethoven, and Chopin to illustrate his thesis that it is possible to reduce the syntax of harmonic progressions to two categories, the “vecteur dominant” and the “vecteur sous-dominant”. This translation of the French original, published in 1988 in Fascicules d’Analyse Musicale, received some annotations by the present authors.