A proposta do artigo é analisar o fenômeno peculiar da honraria santoral na comunidade messiânicomilenarista
de Pau de Colher (Casa Nova, sertão da Bahia, 1934-1938). A partir de um recorte históricocultural
e teológico, a investigação será encaminhada no sentido de esclarecer a atuação de uma liderança
religiosa, popular e carismática atada a modelos de santidade gestados durante o perÃodo medieval no
ocidente cristão e transmigrados para o Novo Mundo após os descobrimentos. O texto apresenta
documentação inédita e estabelece uma discussão – a partir de obras clássicas e outras referências
garimpadas ao longo da pesquisa – em torno da manifestação de santos católicos no interior baiano na
década de 30 do século XX. O movimento de Pau de Colher, através da pregação de seus lÃderes, instituiu
um diálogo com uma tradição que remonta às origens do cristianismo; fez crer na ressurreição de
personagens como São José, o Carpinteiro e Santa Maria, a Imaculada –, figuras privilegiadas em nosso
estudo –; e re-atualizou um conjunto de credos e valores transmitidos pelas mãos de missionários
itinerantes e de beatos errantes durante a história do Brasil, revelando um intenso hibridismo entre
catolicismo popular e eclesiástico.
The aim of this paper is to analyze the peculiar phenomenon of the honor saints in the messianicmillenarian
community of Pau de Colher (Casa Nova, interior of Bahia, 1934-1938). From a culturalhistorical
and theological approach, the research will be directed towards clarifying the role of religious,
popular and charismatic leadership tied to models of holiness gestated during the medieval period in the
Christian West and transmigrated to the New World after the discoveries. The paper presents unpublished
documentation and provides a discussion - from classical works and other references panned throughout
the research - around the manifestation of catholic saints in the Bahia´s hinterland in the 30s of the
twentieth century. The movement of Pau de Colher, through the preaching of their leaders, established a
dialogue with a tradition dating back to the origins of christianity; did believe in the resurrection of
characters as St. Joseph the Carpenter and St. Mary, the Immaculate - privileged figures in our study -;
and re-updated a set of beliefs and values transmitted by the hands of itinerant missionaries and blessed
wandering during Brazil's history, revealing an intense hybridization between popular and ecclesiastical
catholicism.