A intenção deste texto é de analisar o filme Deus é mulher e seu nome é Petúnia a partir das teorias feministas em diálogo com o conceito de homo sacer, desenvolvido por Giorgio Agamben. Para o autor, este conceito se caracteriza pela vida que, mesmo sendo sagrada, pode ser eliminada sem causar dolo, responsabilidade ou culpa. O filme em tela mostra a personagem Petúnia que desafiou as práticas religiosas na intenção de ter uma outra condição de vida, assim, sua existência poderia ser aniquilada pelas práticas da biopolítica e pela destruição do espaço público e político.
The intention of this text is to analyse Deus é mulher e seu nome is Petúnia movie based on feminist theories, taking into account the concept of homo sacer, developed by Giorgio Agamben. For the author, this concept is characterized by life that, even though it is sacred, can be eliminated without causing deceit, responsibility or guilt. The film shows the character Petutina who challenged religious practices in order to have a different condition of life, ths, her existence could be annihilated by the practices of biopolitics and the destruction of public and political space.
La intención de este texto es analizar la película Deus é mulher e seu nome é Petúnia a partir a las teorias femininstas, levando em cuenta el concepto de homo sacer, desarollado por Giorgio Agamben. Para el autor, este concepto se caracteriza por la vida, que, aunque es sagrada, puede eliminarse sin causa engaño, responsabilidade o culpa. La película em pantalla muestra al personaje Petunia que desafio las prácticas religiosas para tender uma condición de vida diferente, por lo tanto, su existencia podría ser aniquilada por las prácticas de la biopolítica y la destrucción del espacio público y político.