O presente artigo traça um panorama histórico da presença do violão em São Paulo no século XIX. Relacionam-se as atividades de homens escravizados, o advento da faculdade de direito, o crescimento da cidade, a chegada dos imi grantes e a consequente efervescência musical com o surgimento de um círculo social do violão. Devido à escassez de informações e bibliografia sobre o tema, utilizam-se fontes primárias da época (relacionadas muitas vezes indiretamente ao assunto principal), como jornais, revistas, livros de ficção, imagens e par-
tituras. Estas fontes atípicas são manejadas na tentativa de desvelar o processo de difusão do instrumento, permeando dados históricos com passagens literárias, informações trazidas pela imprensa e pela iconografia. Foram detectados violonistas, compositores, apresentações, difusão de métodos para violão e o comércio de instrumentos e cordas musi-
cais. As informações coletadas permitem mapear uma rede de sociabilidades ligada ao instrumento, e foi localizada uma peça composta para violão solo, sendo a única obra do século XIX escrita por um violonista paulista que foi encontrada até o momento. Nota-se que o repertório do violão não estava em consonância com o repertório mais geral em voga na cidade: polcas, mazurcas e valsas, as chamadas danças de salão.
The present article brings notes on the guitar in São Paulo in Imperial Brazil (1822-1889). Due to the lack of information and bibliography about the subject, primary sources were used (newspapers, magazines), fiction and history books, memoirs and biographies as also. The information collected points to a movement around the guitar that can be associated to the activities of the law course established in the city (1828). The diffusion of methods, sale of instruments, performances and composers were detected. The information allows the identification of a social network linked to the instrument, and it was possible to find a piece for guitar solo. The only work from the XIX century, composed by a guitarist from São Paulo that has been found so far. It is noticeable that the guitar repertoire was in consonance with the general repertoire in vogue in the city: polkas, mazurkas and waltzes, the ballroom dances.