É possível afirmar que a história dos homens e mulheres da Bíblia é marcada por gestos de dominação, de opressão e de violência, seja ela interna ou externa, ou seja, se o som das botas dos soldados dos exércitos imperiais marchando rumo a Palestina causava pânico, também dentro das cidades e, principalmente nas vilas camponesas, os camponeses se sentiam reféns de suas próprias autoridades - fossem elas políticas e ou religiosas. Nesse artigo procura-se demonstrar como a violência se apresenta na história social de homens e mulheres da Bíblia bem como no uso do vocabulário que descreve os agentes, as vítimas da violência e as ações de violência. Muito possivelmente que a monarquia tanto do Norte (Israel) quanto do Sul (Judá), representam um período de aumento incalculável da violência como jamais havia sido visto em período histórico anterior.
It is possible to affirm that the history of men and women of the Bible is marked by gestures of domination, oppression and violence, either internal or externally, that is, if the sound of the boots of the soldiers of the imperial armies marching towards Palestine caused panic, within the towns and, especially in the peasant villages, the peasants felt hostage to their own authorities - whether political or religious. In this article we try to demonstrate how violence presents itself in the social history of men and women of the Bible as well as in the vocabulary that describes the agents, victims of violence and acts of violence. Quite possibly the monarchy of both the North (Israel) and the South (Judah) represent a period of incalculable increase of violence as had never been seen in an earlier historical period.