VIOLÊNCIA E RAP EM CIDADE DE DEUS: SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NA LITERATURA BRASILEIRA

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ISSN: 19831048
Editor Chefe: Mateus Fernando de Oliveira
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

VIOLÊNCIA E RAP EM CIDADE DE DEUS: SOBRE A REPRESENTAÇÃO DO OUTRO NA LITERATURA BRASILEIRA

Ano: 2010 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Marcelo Tadeu Schincariol
Autor Correspondente: Marcelo Tadeu Schincariol | [email protected]

Palavras-chave: Literatura Brasileira Contemporânea, Romance Brasileiro, Representação da Violência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo parte da análise de uma experiência literária contemporânea que
tem como centro a representação da figura do marginalizado, nos sentidos social,
econômico e geográfico do termo. Trata-se de Cidade de Deus, de Paulo Lins. A
complexa solução formal encontrada para o romance, estreitamente ligada ao tema da
violência, permite questionar a possibilidade de um “bem-sucedido” tratamento estético
– concebido nos moldes despojados previstos pelas tendências literárias
contemporâneas – quando não existe uma fronteira muito clara entre o escritor e o
outro a ser representado na literatura.



Resumo Inglês:

Brazilian writers have been challenged to avoid a sentimental or
paternalistic treatment when it is time to represent the subjectivity of the poor, humble
and oppressed ones. By appealing to the language of music, Cidade de Deus,
controversial Brazilian novel written by Paulo Lins in 1997, seems to challenge the
contemporary literature trends, in which short and elliptical forms are privileged. The
complex architecture of the novel and the way violence is represented lead to a central
question in this article: would the short and controlled forms in literature suppose an
irreducible distance between the intellectual and the subject he is dealing with?