Objetivos:Descrever as repercussões da violência no processo laboral dos enfermeiros que atuam ou já atuaram na
prática assistencial em Urgência e Emergência e discutir as estratégias adotadas pelos enfermeiros para minimizar os efeitos da violência no trabalho.Método:Estudo qualitativo e descritivo, com 11 alunos dos cursos de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Resultados: A pesquisa desvelou o quanto as condições e relações de trabalho têm uma parcela importante de componentes estressores para osenfermeiros que trabalham em setores de Urgência e Emergência.
Conclusão:Buscou-se refletir sobre as mudanças que o contexto laboral vem apresentando ao longo do tempo, destacando-se a necessidade de fome
ntar reflexões e instigar o desenvolvimento de outras pesquisas a respeito da violência no trabalho da enfermagem.