A Virada Material dos Game Studies

Lumina

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Telefone: (32) 2102-3601
ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A Virada Material dos Game Studies

Ano: 2017 | Volume: 11 | Número: 1
Autores: Thomas Apperley, Darshana Jayemane
Autor Correspondente: T. Apperley, D. Jayemane | [email protected]

Palavras-chave: trabalho digital; etnografia; game studies; materialidade; platform studies

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo discute que entre as aproximações crescentes aos game studies há uma re-imaginação crucial de jogos digitais em seus contextos materiais através de escalas e registros diferentes: a máquina, o corpo e as situações do jogo. Esta re-imaginação pode ser observada em uma série de abordagens: platform e software studies, que examinam a materialidade do código e / ou a infra-estrutura tecnológica através da qual esta é promulgada; estudos críticos do trabalho digital; estudos etnográficos detalhados que examinam as culturas dos mundos on-line e situam o jogo em relação às práticas cotidianas. O artigo se debruça sobre estas três vertentes, focando em como elas apontam para um aumento de sua importância para os game studies, proporcionando acesso a diferentes contextos e conectando a pesquisa de jogos digitais a questões interdisciplinares mais amplas.