VIRTUDE E FÉ MORAL, EM KANT

Síntese

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ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

VIRTUDE E FÉ MORAL, EM KANT

Ano: 2015 | Volume: 42 | Número: 133
Autores: Edgard José Jorge Filho
Autor Correspondente: [email protected] | [email protected]

Palavras-chave: Kant, postulados da razão prática pura, virtude, fé moral, mal radical.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo parte da concepção kantiana de que é impossível conhecer teoricamente a liberdade, a imortalidade da alma e a existência de Deus e de que o assentimento à lei moral é um conhecimento, ou saber, prático imediato. Sustenta-se que há um duplo significado e status da liberdade: por um lado, enquanto ‘ratio essendi’ da lei moral, é objeto de um saber prático mediato; por outro lado, enquanto postulado da razão prática pura, é objeto de uma fé moral. Defende-se que esta fé é apanágio das pessoas com disposição moral, ou virtude. Consideram-se também a existência de Deus e a imortalidade da alma como postulados da razão prática pura e objetos de uma fé moral, condicionada também pela disposição moral. Finalmente, argumenta-se que, devido ao mal radical da natureza humana, há um obstáculo universal à fé moral, todavia superável pela conversão ao bem, cuja possibilidade se procura elucidar.



Resumo Inglês:

This study starts from the Kantian conception that it is theoretically impossible to know freedom, the immortality of the soul and the existence of God, and that to assent to the moral law is an immediate practical knowledge. We sustain that freedom has a double meaning and status: on the one hand, as the ratio essendi of the moral law, it is the object of an immediate practical knowledge; on the other hand, as a postulate of pure practical reason, it is the object of moral faith. We sustain that such a faith is the apanage of those who have a moral disposition, i. e. virtue. The existence of God and the immortality of the soul are also considered as postulates of pure practical reason and objects of a moral faith which is also conditioned by the moral disposition. Finally, we argue that, due to the radical evil of human nature, there is a universal hindrance to moral faith which can, nonetheless, be overcome by the conversion to the good, whose possibility we try to elucidate.