Visualidade Moderna: Reflexões acerca da Obra de Goethe e Schopenhauer

Revista Psicologia em Pesquisa

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ISSN: 1982-1247
Editor Chefe: Fatima Caropreso
Início Publicação: 28/02/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Psicologia

Visualidade Moderna: Reflexões acerca da Obra de Goethe e Schopenhauer

Ano: 2014 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: Rômulo Ballestê, Francisco Teixeira Portugal
Autor Correspondente: Rômulo Ballestê | [email protected]

Palavras-chave: psicologia da percepção, modernidade visual, Goethe, Schopenhauer, psychology of perception, visual modernity, Goethe, Schopenhauer

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo indica a importância do Doutrina das cores (1810), de Johann Wolfgang von Goethe, para o surgimento de um novo regime de visualidade no século XIX, o modelo de visão subjetiva na cultura ocidental. Sua postura radicalmente nova diante do fenômeno cromático defende o olho como um órgão vivo e, com isso, funda a visualidade como produto da ação fisiológica do olho. Schopenhauer, influenciado pelo trabalho de Goethe, desenvolverá a visão subjetiva por meio da divisibilidade retiniana. Embora Goethe tenha realizado um trabalho inovador, a historiografia da Psicologia moderna, ao se apoiar epistemologicamente no método positivo das ciências naturais, não o incluiu em seu domínio, restringindo-o a uma espécie de excentricidade do espírito do poeta. Acreditamos que a história da Psicologia possa ser repensada.



Resumo Inglês:

This article points out the value of the Johann Wolfgang von Goethe’s Theory of Colours (1810) for the emergence of a new visuality regime in the 19th century, the pattern of subjective vision in the Western culture. His radically new attitude towards the chromatic phenomenon stands that the eye is a living organ and, therewith, it founds the visuality as a product of the physiological action of the eye. Schopenhauer, influenced by Goethe’s work, will develop the subjective vision through the retinal divisibility. Although Goethe carried out a innovative work, the historiography of the modern Psychology, by supporting itself epistemologically on the positive method of the natural sciences, did not include Goethe’s work in its domain, restricting it to a sort of eccentricity of the poet’s spirit. We believe that the history of Psychology can be rethought.