A vivência da fé nos personagens de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie

Revista Sítio Novo

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ISSN: 2594-7036
Editor Chefe: Kallyana Moraes Carvalho Dominices
Início Publicação: 19/10/2017
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A vivência da fé nos personagens de Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie

Ano: 2020 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Mariana Antônia Santiago Carvalho, Francisco Célio da Silva Santiago
Autor Correspondente: Mariana Antônia Santiago Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: Chimamanda Ngozi Adichie. Hibisco Roxo. Intolerância religiosa. Violência doméstica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho objetiva uma análise dos elementos religiosos que norteiam e servem como mecanismos temporais no romance Hibisco Roxo (2011), da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Publicado em 2003, o primeiro romance da autora aborda um núcleo familiar permeado pela violência doméstica que se utiliza do pretexto religioso como uma das maneiras de infligir agressões. O personagem Eugene tenta seguir com rigor os preceitos católicos e a cultura inglesa e, quando seus familiares não os executam com perfeição, provoca-lhe uma ira que o faz optar por violentá-los com agressões físicas. Em contrapartida, há o seu pai, Papa-Nnukwu, um ancião tradicionalista que não permite interferências em seus costumes igbos; e Tia Ifeoma, que consegue transitar pelas duas religiões – tradicional e católica – e extrair o que de melhor elas podem oferecer. Utilizaremos os estudos de Hall (2003), Bonnici (2009) e Said (2007) sobre o choque cultural de culturas diferentes e a imposição da metrópole sobre a colônia, visto que a Nigéria foi por muito tempo colônia inglesa. Sobre o elemento das aparições de Nossa Senhora na narrativa, utilizaremos as ideias de Boff (2006) sobre o papel de Maria como elemento nacional e suas aparições como fomentadora da religiosidade popular.



Resumo Inglês:

This paper aims to analyze the religious elements they guide and they serve as temporal mechanisms in the Nigerian novel Hibisco Roxo (2011), by Chimamanda Ngozi Adichie. Published in 2003, the author's first novel addresses a family core permeated by domestic violence that uses religious pretext as one way to inflict aggression. The character Eugene tries to strictly follow Catholic precepts and English culture, and when his family members do not execute them perfectly, it provokes an anger in himself and he chooses to violate them with physical aggression. In contrast, there is his father, Papa-Nnukwu, a traditionalist elder who does not allow his Igbo customs to be interfered with; and Aunt Ifeoma, who can navigate the two religions - traditional and Catholic - and she extracts the best they can offer. We will use the studies by Hall (2003), Bonnici (2009) and Said (2007) on the cultural clash of different cultures and the imposition of the metropolis on the colony, since Nigeria was for a long time an English colony. About the element of the apparitions of Nossa Senhora in the narrative, we will use the ideas of Boff (2006) about the role of Maria as a national element and her appearances as a promoter of popular religiosity.