O presente artigo descreve o trabalho de campo vivenciado dentro do Programa de treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS – EpiSUS, o qual consiste em uma estratégia de educação permanente, com a finalidade de implantar no Brasil treinamentos em epidemiologia de campo, focado na prática dos serviços de saúde, resultando no aprimoramento dos trabalhadores da saúde e consequentemente no fortalecimento da capacidade de respostas das unidades de saúde nas ações de controle das doenças e agravos à saúde da população. O trabalho teve como objetivo relatar a experiência de descrição das etapas do ciclo da vigilância no contexto das vivências de campo do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos serviços do SUS. Trata-se de estudo descritivo, tendo como instrumento de coleta um formulário para entrevistar os integrantes da equipe de saúde da família localizada no Distrito Sanitário da Boca do Rio, na cidade de Salvador – Bahia, no período de agosto a outubro de 2018. Para a análise dos dados foram utilizadas a Matriz Swot e o Diagrama de Ishikawa. Conseguiu-se identificar os pontos fortes e fracos intrínsecos da unidade de saúde da família, bem como as ameaças e oportunidades que dependem de outras instâncias administrativas da saúde ou de instituições de outros setores para o funcionamento do ciclo da vigilância. Posteriormente, estratificou-se as possíveis causas de impedimento na operacionalização satisfatória do ciclo da vigilância epidemiológica, utilizando com parâmetro o déficit/ausência no monitoramento das doenças diarreicas agudas e por fim, classificou-se as circunstâncias de acordo com o grau de controle dos membros da equipe de saúde da família. Apesar das unidades de saúde da rede básica serem os espaços privilegiados para o desenvolvimento das ações de vigilância, observa-se nesse trabalho de campo que a sistematização dos dados epidemiológicos que deveriam ser interpretados e atualizados rotineiramente pela equipe de saúde, ainda são ações realizadas por técnicos de outras instância, seja por profissionais da vigilância epidemiológica do Distrito Sanitário ou da Diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. Sendo, portanto, necessário investir em capacitações para superação das dificuldades encontradas, nesse sentido foi realizada uma roda de conversa com a equipe da unidade de saúde da família para devolutiva do trabalho, a fim de promover reflexão sobre as fases do ciclo de vigilância em saúde, bem como, apresentar recomendações para melhoria de qualidade das ações do mesmo.
The present article aimed to report the description experience’s of the steps from the monitoring ciclein the perception field background of the Training Program in Applied Epidemiology for SUS services. It is a descriptive study, using a form for interview the participants of the health family team located in the Boca do Rio sanitary district, in Salvador –Bahia, during the time of August to October 2018. Were identified strenghts and intrisic points in the unit of health family, as well as threats and oportunities which depends on others health administrative instances or instituitons from differents sectors for the monitoring cicle performance. Also were stratified possible causes for the deficiency/absence of diarrhoeal acute diseases monitoring and finally, were classified the circunstances in accordance with the control grade of the team health family members and was held a feedback work for the team in order to promote a reflection about the monitoring cicle steps and show recommendations for improviment in the quality of it. It concludes that despite of the health units in primary care areaprivileged space for development of monitoring actions, it is noticed in this work field that the systematization of epidemiological data that should be interpreted and updated routinely by the health team, are still actions performed by technicians from other instances, either by professionals from the epidemiological surveillance of the sanitary district or the Surveillance Directorate to Health Department of the Municipal Health Department of Salvador. The relevance of the EPI-SUS field activity, as anextension activity, is alsohighlighted for the developmentof a critical reflection on the reality by the trainees.
Este estúdio tuvo como objetivo reportar la experiencia de describir las etapas del ciclo de vigilancia enel contexto de experiencias de campo del Programa de Capacitación enEpidemiología Aplicada alos servicios del SUS. Se trata de unestudio descriptivo, que utilizócomo instrumento de recolección um formulário para entrevistar a membros del equipo de salud familiar ubicado enel Distrito Sanitario de Bocado Rio, enla ciudad de Salvador –Bahia, de agosto a octubre de 2018. Se identificaron las fortalezas y debilidades intrínsecas de la unidad de salud familiar, así como lasamenazas y oportunidades que dependen de otras autoridades administrativas de salud o instituicionesde otros sectores para el funcionamento del ciclo de vigilancia. También se estratificaron las posibles causas del déficit/falta de seguimiento de las enfermedades diarreicas agudas, y finalmente se clasificaron las circunstancias segúnel grado de control de los integrantes del equipo de salud familiar y se devolvió el trabajo para el equipo de salud conel fin de promover lareflexión sobre las fases del ciclo de vigilancia ensalud y presentar recomendaciones para mejorar la calidad de sus acciones. Se concluye que si bien las unidades de salud de la red básica son los espacios privilegiados para el desarrollo de las acciones de vigilancia, se observa eneste trabajo de campo que la sistematización de datos epidemiológicos que debenser interpretados y actualizados de manera rutinaria por el equipo de salud, son acciones realizadas por técnicos de otras instancias, ya sea por profesionales de vigilancia epidemiológica del Distrito Sanitario o de la Dirección de Vigilanca em Salud de la Secretaría Municipal de Salud de Salvador. También se destaca larelevancia de la actividad de campo del EPI-SUS, como actividad de extensión, para el desarrollo de uma reflexión crítica sobre la realidad por parte de los participantes.