VOID.Talhando a paisagem

Revista Visuais

Endereço:
Rua Elis Regina, 50 - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083854
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/index
Telefone: (19) 3521-4000
ISSN: 2447-1313
Editor Chefe: Prof. Dr. Mauricius Martins Farina
Início Publicação: 03/08/2015
Periodicidade: Bianual
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

VOID.Talhando a paisagem

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Susana Piteira
Autor Correspondente: Susana Piteira | [email protected]

Palavras-chave: Escultura; Matéria; Natureza; Paisagem; Território

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No território formado pelo anticlinal de Estremoz, a paisagem gerada no contraste entre o seu carácter agrícola e o seu carácter industrial, associado à extração do mármore, proporciona um fértil campo de heterogénea reflexão/ação no domínio das artes. A partir deste contexto abordar-se-ão as relações da paisagem com a escultura e o território, focadas nas construções negativas, as pedreiras, enquanto site e os objetos escultóricos como possíveis no site, assim como outras práticas artísticas relativas ao lugar. Analisa-se também o palimpsesto que constitui a paisagem atual do anticlinal, nas suas múltiplas potencialidades e oportunidades artísticas, no presente e futuro. Esta abordagem, parte ainda de um olhar envolvido com o território em causa, numa coabitação constante e próxima, proporcionada pela prática da escultura, do habitar e da docência, da autora, registando o histórico de algumas ações, iniciadas há cerca de duas décadas, abrindo a discussão e reflexão sobre as problemáticas do território em questão no domínio da arte e da paisagem. 



Resumo Inglês:

The Estremoz anticlinal landscape originated from the contrast between its agricultural and its industrial character, due to marble extraction, define this territory, and creates a wide room for reflection and action in the domain of art. In this context, the relation between landscape with sculpture and territory will be addressed, with focus on the negative constructions, the quarries as site and the sculptural objects as non site, as well as other artistic practices related to those places. The multiple functionalities and artistic opportunities of the palimpsest that forms the actual anticlinal landscape will also be evaluated. The author’s approach results from a view embedded by the territory, on a close and permanent cohabitation allowed by her experience as a sculptor, her living and teaching experience. Consequently, the history of a couple of events started two decades ago will be registered, which opens the discussion and reflexion on this territory’s issues regarding art and landscape. Keywords: Sculpture. Matter. Nature, Landscape, Territory.