As voltas da história: terra, memória e educação patrimonial na boa vista dos negros

Vivência: Revista de Antropologia

Endereço:
Campus Universitário, CCHLA - Departamento de Antropologia - Lagoa Nova
Natal / RN
59.152-2240
Site: https://periodicos.ufrn.br/vivencia/index
Telefone: (84) 3342-2240
ISSN: 2238-6009
Editor Chefe: Julie Antoinette Cavignac
Início Publicação: 07/05/2012
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Sociologia

As voltas da história: terra, memória e educação patrimonial na boa vista dos negros

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 42
Autores: J. A. Cavignac
Autor Correspondente: J. A. Cavignac | [email protected]

Palavras-chave: Memória, Quilombolas, Direitos coletivos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Os africanos tiveram um papel central no desenvolvimento econômico, social e cultural do Nordeste brasileiro: como escravos, participaram ativamente da ocupação do território e dos processos produtivos (cana de açúcar, gado e algodão), teceram solidariedades em torno das irmandades, se organizaram em comunidades quilombolas, perpetuaram histórias, práticas e saberes. No entanto, a historiografia oficial invisibilizou essa presença e menosprezou a importância da mão de obra negra, especialmente pouco se sabe sobre os libertos muito antes da Abolição. Apresentamos alguns elementos que indicam a existência de outra história e de processos constitutivos de uma amnésia generalizada quando se fala do “tempo do cativeiro”. A memória e a tradição cultural auxiliam no exercício da evocação do passado, mostram os caminhos percorridos para recuperar uma história que ainda fica para ser escrita, justificando as buscas recentes pelos direitos territoriais por parte dos grupos detentores dessa história. O exemplo da comunidade quilombola de Boa Vista que redescobre seu passado na hora da reivindicação do território coletivo ilustra a difícil e necessária tomada de consciência de uma memória silenciada durante séculos. 



Resumo Inglês:

Africans played a principal role in the economic, social and cultural development of North-East Brazil: as slaves, they participated actively in territorial occupation and production methods (sugar-cane, bovine breeding and cotton), solidarity was closely woven through confraternities, they organized themselves into runaway or liberated slave communities and perpetuated story-telling, practices and know-how. In spite of all this, the official historical account has rendered this presence invisible and has under-estimated the importance of the work of the African, and in particular, we do not know much about the slaves who were liberated before Abolition took place. We present here several elements which indicate the existence of another history and the constitutive processes of a generalized amnesia whenever the "slave period" is brought up. Memory and cultural tradition help in the exercise of calling to mind the past and show the path to follow in order to recuperate history which still needs writing, thereby justifying the recent demands for territorial rights by groups who are keepers of this history. The example of the Boa Vista community of maroons who discover this past on the occasion of the revendication of collective territory, illustrates the difficult and necessary awareness of a past memory kept silent for several centuries.



Resumo Francês:

Les africains ont joué un rôle central dans le développement économique, social et culturel du Nord-Est brésilien: comme esclaves, ils ont activemment participé à l'occupation du territoire et aux processus productifs (canne à sucre, élevage bovin et coton), ils ont tissé des solidarités autour des confréries, se sont organisés en communautés de marrons, ont perpétué des récits, des pratiques et des savoirs. Malgré tout cela, l'historiographie officielle a rendu invisible cette présence et a sousestimé l'importance de la main-d'oeuvre noire, en particulier, nous ne savons pas grand-chose sur les esclaves libérés longtemps avant l'Abolition. Nous présentons ici quelques éléments qui indiquent l'existence d'une autre histoire et des processus constitutifs d'une amnésie généralisée lorsqu'on aborde le “temps de l'esclavage”. La mémoire et la tradition culturelle aident à l'exercice de l'évocation du passé, montrent les chemins parcourus pour récupérer une histoire qui reste à écrire, justifiant les demandes recentes de droits territoriaux des groupes détenteurs de cette histoire. L'exemple de la communauté marron de Boa Vista qui redécouvre son passé à l'occasion de la revendication du territoire collectif, ilustre la difficile et nécessaire prise de conscience d'une mémoire passée sous silence pendant plusieurs siècles.