VOZ EM ESTADO DE MOVÊNCIA: o saber corpóreo e político das vocalidades da cena em “Água, Flores e Anjinhos” e “baldio”

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

VOZ EM ESTADO DE MOVÊNCIA: o saber corpóreo e político das vocalidades da cena em “Água, Flores e Anjinhos” e “baldio”

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 31
Autores: Héctor Briones, Juliana Rangel Pereira
Autor Correspondente: Héctor Briones | [email protected]

Palavras-chave: Voz; corpo; mo-vência; política; cena contemporânea

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo aborda as vocalidades em suas movências na cena teatral a partir de duas montagens realizadas na cidade de Fortaleza-CE, Nordeste brasileiro: “Água, Flores e Anjinhos” e “baldio”. Com estas montagens se indaga sobre uma dimensão sensória da voz, dando a perceber os seus alcances poéticos, como uma força performativa que conecta corpo, memória e cena, na qual se evidenciam intensivas marcas políticas, como ecos de um outro tempo no tempo presente desse Nordeste.



Resumo Inglês:

The present article approaches the vocalities in their motions in the theatrical scene from two mounts performed in Fortaleza (CE) city, Brazil Northeast: Water, Flowers and Little Angels and wasteland. With these mounts ask yourself into a sensory dimension of the voice, giving notice to their poetic reaches, as a performative force that connects body, memory and scene, in which intense political marks are evidenced, as another time echoes in the present time of this Northeast.