As vozes da letra na fonosfera grega: um estudo sobre os cantares da Antiguidade

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

As vozes da letra na fonosfera grega: um estudo sobre os cantares da Antiguidade

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Tiago Eric Abreu
Autor Correspondente: Tiago Eric Abreu | [email protected]

Palavras-chave: vocalidade, gêneros lítero-musicais, composição aural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A historiografia da Antiguidade grega apresenta música e linguagem intimamente associadas. As fórmulas métricas pressupõem artifícios mnemônicos e indicam a preponderância da dimensão aural das performances sobre a escrita. Haveria características intrínsecas da língua grega que amoldariam as possibilidades meló- dicas? Ao ser colocada a questão do elo música-palavra, a seguinte rede temática será evidenciada: como se forma a ressonância melódico-textual? De que modo se dá, no canto, a convergência de elementos rítmico-melódicos, semânticos e performáticos? Ora propomos um estudo do elo canto-palavra desde os vestígios de canções gregas notadas com a escrita musical antiga. A problematização das relações entre o ritmo musical, a melodia e a métrica poética põe à mostra possíveis características das inflexões vocálicas como arquétipos específicos de performances e composições. Pela perspectiva da filosofia humanista da música (LIPPMAN, 2006), entende-se a vocalidade grega como um rito. A partir desse prisma, é possível interpretar as práticas composicionais e os vestígios de performances nas canções, considerando os valores antrópicos – mitopoéticos e catárticos – que se expressam nos gêneros lítero-musicais.



Resumo Inglês:

The historiography of Greek Antiquity presents music and language intimately associated. The metrical formulas presuppose mnemonic resources and suggest the correlations of aural paradigms and writing practices. Are there intrinsic aspects of Greek language that could shape melodic possibilities? The ancient conceptions about the music and poetry links are to be emphasized. How are structured the melody-text semantic resonances? How the rhythmic-melodic, semantic and performatic relations converge in chanting? The present article proposes to answer those questions by studying the singing-writing relation in the remaining Greek songs with ancient musical notation. The research of the musical rhythm, melody and poetic metrics associations reflects about vocal inflections that project specific ways of conceiving performance and composition. By the Humanistic Philosophy of Music (LIPPMAN, 2006) perspective, to understand the Greek vocality as a ritual manifestation will help us to interpret literomusical genres of Antiquity. It is thus possible to study the compositional practices and remnants of song performance, considering Greek vocality imbued with mythopoeic and cathartic meanings.