Vozes em murmúrio: o ruído da guerra

e-scrita

Endereço:
Rua Prof. Alfredo Gonçalves Filgueiras, 537 Centro
Nilópolis / RJ
26.525- 060
Site: http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RE/index
Telefone: (21) 2104-0450
ISSN: 2177-6288
Editor Chefe: Shirley de Souza Gomes Carreira
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Letras

Vozes em murmúrio: o ruído da guerra

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Claudia Amorim
Autor Correspondente: Claudia Amorim | [email protected]

Palavras-chave: guerra pela independência, comparatismo, ficção

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Em A costa dos murmúrios, da portuguesa Lídia Jorge, e Terra sonâmbula, do moçambicano Mia
Couto, lêem-se os conflitos do sujeito em meio à guerra pela independência de Moçambique (África),
ocorrida entre os anos 1965-1975. No romance português, o horror da guerra é visto pela esposa de um
oficial português que tem, na escrita, um meio para sobreviver às terríveis descobertas que faz. No
romance moçambicano, a guerra é vista por um menino que, em meio aos conflitos, encontra um
diário de outro menino vitimado pelos recentes conflitos em seu país. A produção de uma escrita, no
primeiro caso, e a recepção da escrita, no segundo, são os elos entre esses romances que versam sobre
a terrível experiência da guerra e o consequente desenraizamento do sujeito num mundo conturbado.



Resumo Inglês:

Both in A costa dos murmúrios, by the Portuguese writer Lídia Jorge, and in Terra sonâmbula, by Mia
Couto, from Mozambique, the conflicts experienced by individuals during the war for the
independence of Mozambique (Africa), which took place between 1965 and 1975, are exposed. In the
Portuguese novel, the war horrors are seen through the eyes of the wife of a Portuguese official who
finds in her writing a way to overcome the awful things she discovers. In Mia Couto's novel the war is
seen through the eyes of a boy who, during the war, finds the diary of another boy who is also a victim
of the recent conflicts in the country. The links between these two novels about the traumatic war
experience and the subsequent uprooting of the individual in a troubled world are established by the
actual writing, in the case of the former, and by obtaining the writing, in the case of the latter.