Considerando a importância da Lei 10.639/03, sancionada em 2003, que torna obrigatório o ensino e o debate sobre a cultura, a história e a literatura afrodescendente nas escolas de base, este relato intenta descrever a experiência exitosa de um projeto de literatura pautado na referida lei, partindo da mediação de leituras, no ensino médio, numa escola pública estadual do Ceará. O projeto Vozes Mulheres teve como aporte teórico os conceitos de interseccionalidade defendidos pelas pesquisadoras Angela Davis, Carla Akotirene, bell hooks, entre outras, bem como a definição de lugar de fala argumentado pela filósofa Djamila Ribeiro. Dessa forma, este relato de experiência apresenta como a obra Olhos d´água, da autora afro-brasileira Conceição Evaristo, foi trabalhada em sala de aula a partir das práticas de multiletramento, releituras e multimodalização do gênero conto, promovendo importantes debates acerca da identidade sociocultural da comunidade escolar, além do despertar crítico conceitual do que significa pertencimento, alteridade, afroestima e o diálogo entre gênero, raça e classe. Portanto, o Vozes Mulheres mostra como a literatura afro-brasileira, contemporânea, rompe com os clássicos canônicos e quebra paradigmas de que o público leitor jovem não lê, ao contrário, a escola e o incentivo à leitura mostram-se como um espaço de afeto e acolhimento para a juventude periférica multirracial e plural.
Considering the importance of Law 10,639/03, sanctioned in 2003, which makes teaching and debate about Afro-descendant culture, history and literature in basic schools mandatory, this report attempts to describe the successful experience of a literature project based on said law, starting from the mediation of readings, in high school, in a state public school in Ceará. The Vozes Mulheres project had as theoretical support the concepts of intersectionality defended by the researchers Angela Davis, Carla Akotirene, bell hooks, among others, as well as the definition of place of speech argued by the philosopher Djamila Ribeiro. Thus, this experience report presents how the work Olhos d´água, by the Afro author-Brazilian Conceição Evaristo, was worked on in the classroom from the practices of multiliteration, reinterpretations, and multimodalization of the short story genre, promoting important debates about the sociocultural identity of the school community, in addition to the critical conceptual awakening of what it means to belong, alterity, afro - esteem and the dialogue between gender, race and class. Therefore, Vozes Mulheres shows how contemporary AfroBrazilian literature breaks with canonical classics and breaks paradigms that young readers do not read, on the contrary, the school and the incentive to read are shown as a space of –affection and reception for peripheral multiracial and plural youth.