No artigo em questão busco tecer algumas características referentes à História Cultural, cujas propostas de um novo fazer historiográfico estabeleceram-se a partir do século XIX, sobretudo com Roger Chartier e Miguel de Certeau na corrente francesa, que bem dialogam com estudos desenvolvidos por Bourdier. Ainda, introduzo o fenômeno da representação e os reflexos do conceito de cultura para seu aporte teórico-metodológico, voltando-me para uma proposta de diálogo entre a HC e os Estudos do Letramento (STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008), a partir do qual emergem diversos problemas, sobretudo referindo-se a questões de identidade a fim de melhor compreender o que seria o chamado novo leitor.
In this article I try to weave some characteristics related to Cultural History, whose proposals for a new historiographic established from the nineteenth century, especially with Roger Chartier and Miguel de Certeau in the French current, who well dialogue with studies developed by Bourdier. Besides, I introduce the phenomenon of representation and the reflections of the culture concept to its theoretical-methodological contribution, turning to a dialogue proposed between CH and the Literacy Studies (STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008), from which many problems emerge, especially concerning to identity issues to better understand what the so-called new reader is.