O objetivo deste artigo é estudar o texto e a pintura/ilustração de William Blake dedicada à s personagens de Chaucer no cenário artÃstico do inÃcio do século 19. Para tanto, discutiremos primeiramente a produção da obra de Blake em contraste com a pintura de Thomas Stothard. A seguir, centraremos a análise nos estudos crÃticos que a obra recebeu nas últimas décadas, interpretações que dizem respeito à s referências mÃticas, literárias e históricas presentes na pintura. Por fim, proporemos uma interpretação da pintura/ilustração de Blake em comparação com os comentários sobre a tela no Descriptive Catalogue de 1809. Como apêndice a esse artigo, incluÃmos a tradução do texto de Blake e também uma identificação das trinta personagens da sua tela, Sir Geoffrey Chaucer e os Vinte e Nove Peregrinos a Caminho de Canturbery.
This paper will discuss the painting/engraving and the text of William Blake‟s Chaucers Pilgrims in the art scene context of the early 19th century. With this purpose, firstly we will study the production of Blake‟s picture in contrast with the version by Thomas Stothard. Then we will analyze the critical opinions about the painting in recent years, interpretations that relate to the mythical, literary and historical references presented on it. Finally, we will propose an interpretation of Blake‟s painting/engraving in comparison with the comments on it in his Descriptive Catalogue. As an appendix to this text, we prepared both a translation of the text of Blake as well as an identification of the thirty characters of his painting, Sir Geoffrey Chaucer and the Nine and Twenty Pilgrims on their Journey to Canterbury.