Este texto propõe uma abordagem teórica dos gêneros biográficos a partir do campo do jornalismo literário, tendo em perspectivas as possibilidades discursivas envolvidas nessa construção narrativa. A escrita de si e a escrita do outro transitam por fronteiras do discurso em que o jornalismo literário, tal como tem sido concebido na contemporaneidade, também se movimenta. Para aprimorar este debate, trazemos os conhecimentos de teorias da narrativa e da nova história, em que há uma intensa discussão acerca do trabalho que une dados objetivos da realidade e a capacidade de elaborar um discurso que se aprofunda em subjetividades. Nosso argumento central é o de que o jornalismo literário, quando articulado com os textos biográficos, pode contribuir para a teorização e produção de trabalhos desses gêneros.
This text proposes a theoretical approach of the biographical genres from the field of Literary journalism, having in perspective the discursive possibilities involved in this narrative construction. The “writing of oneself” and the “writing of the other” pass through frontiers of discourse in which Literary journalism, as it has been conceived in the contemporary world, also moves. To improve this debate, we bring the knowledge of Narrative and New History theories, in which there is an intense discussion about the work that unites objective data of reality and the capacity to elaborate a discourse that deepens in subjectivities. Our central argument is that Literary journalism, when articulated with biographical texts, can contribute to the theorizing and production of works of these genres.
Este texto propone un abordaje teórico de los géneros biográficos a partir del campo del periodismo literario, teniendo en perspectiva las posibilidades discursivas involucradas en esa construcción narrativa. La “escritura de sí” y la “escritura del otro” transitan por fronteras del discurso en que el periodismo literario, tal como ha sido concebido en la contemporaneidad, también se mueve. Para perfeccionar este debate, traemos los conocimientos de teorías de la narrativa y de la nueva historia, en que hay una intensa discusión acerca del trabajo que une datos objetivos de la realidad y la capacidad de elaborar un discurso que se profundiza en subjetividades. Nuestro argumento central es que el periodismo literario, cuando se articula con los textos biográficos, puede contribuir a la teorización y producción de trabajos de esos géneros.