Ambientado num contexto de guerra civil pós-independência angolana, o presente trabalho tem por objetivo a análise do conto Ynari: a menina de cinco tranças, do escritor Ondjaki. Com bastante desenvoltura, somos colocados diante de uma narrativa simples, mas grandiosa em seu conteúdo. Ynari, nossa protagonista, é uma menina que gostava de passear perto de sua aldeia, ouvir os pássaros e sentar-se na margem do rio. Certo dia, em uma dessas andanças, encontrou um pequeno homem saído do capim. O elemento fabular aqui se encontra presente e nos leva a vermos a guerra pelo controle da nação renascida pelos olhos de uma criança. Para teorizar serão abordadas as teorias de Bruno Bettelheim, Robert Darnton e Elias Canetti.
In a context of post-independence Angolan civil war, the present work is based on the tale Ynari: a girl of five braids, by the writer Ondjaki. Quite easily, we are on the side of a simple but grand narrative in its content. Ynari, our protagonist, is a girl who likes to walk around her village, listen to the birds and sit on the bank of the river. One day, in one of those wanderings, I found a little man out of the grass. The fabled element here meets presents and the leads to see a war for the control of the nation reborn by the eyes of a child. The theories were approached as theories of Bruno Bettelheim, Robert Darnton and Elias Canetti.