ZÉ TRINDADE, O BAIANINHO MALANDRO: ANOTAÇÕES DE UM PERCURSO

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

ZÉ TRINDADE, O BAIANINHO MALANDRO: ANOTAÇÕES DE UM PERCURSO

Ano: 2017 | Volume: 4 | Número: 3
Autores: J. C. Lobo
Autor Correspondente: J. C. Lobo | [email protected]

Palavras-chave: comedia musicada carioca, Zé Trindade, cinema brasileiro e representação social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O objetivo desse texto é analisar um conjunto de comedias românticas musicadas protagonizadas pelo comediante baiano Zé Trindade (1915-1990) em que se destaca a sua composição do tipo malandro, tal como se vira no teatro de revista do século XIX e como foi marcada por décadas de músicas populares brasileiras, a saber: a flexibilidade moral,  a baixa periculosidade, a maleabilidade de composição, a tendência a sair vitorioso, independente dos métodos utilizados, a postura pró-ativa na adversidade e a vocação para a transgressão motivada. Para isso, tomamos como amostra desse tipo os filmes O batedor de carteiras (1958), O camelô da rua Larga (1958), Massagista de madames (1959), Mulheres à vista (1959), Entrei de gaiato (1960), O viúvo alegre (1961).