Zonas cinzentas no cinema político de Brasil e Polônia: Pra frente, Brasil e sorte cega em perspectiva comparada

Locus

Endereço:
Rua José Lourenço Kelmer - Campus Universitário - São Pedro
Juiz de Fora / MG
36036-330
Site: https://periodicos.ufjf.br/index.php/locus/
Telefone: (55) 3221-0231
ISSN: 1413-3024
Editor Chefe: Leandro Pereira Gonçalves
Início Publicação: 01/01/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Zonas cinzentas no cinema político de Brasil e Polônia: Pra frente, Brasil e sorte cega em perspectiva comparada

Ano: 2019 | Volume: 25 | Número: 2
Autores: Wallace Andrioli Guedes
Autor Correspondente: Wallace Andrioli Guedes | [email protected]

Palavras-chave: Cinema político,ditaduras,zona cinzenta

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo analisa comparativamente os filmes Pra frente, Brasil e Sorte cega (Przypadek), destacando como ambos discutem múltiplos comportamentos políticos sob regimes ditatoriais. Tais obras são postas em diálogo com a historiografia da construção social dos regimes autoritários. Por fim, se considera as proximidades e distâncias dos processos transicionais experimentados pelas sociedades brasileira e polonesa no início da década de 1980, bem como seus efeitos sobre o cinema.



Resumo Inglês:

This paper comparatively analyses the films Go ahead, Brazil (Pra frente, Brasil) and Blind chance (Przypadek), stressing how they both discuss the multiple political behaviors under dicatorships. These films are approached here in dialogue with the historiography about the social construction of authoritarian regimes. At last, the proximities and distances between the transition process to democracy in Brazil and Poland, in the early eighties, as well as its effects over cinema, are considered here.



Resumo Espanhol:

El artículo analiza comparativamente las películas Adelante, Brasil (Pra frente, Brasil) y El azar (Przypadek), destacando cómo ambas discuten múltiples comportamientos políticos bajo regímenes dictatoriales. Dichas obras se ponen en diálogo con la historiografía de la construcción social de los regímenes autoritarios. Finalmente, se considera las proximidades y las distancias de los procesos de transición experimentados por las sociedades brasileña y polaca a principios de la década de 1980, así como sus efectos en el cine.