O artigo propõe uma reflexão sobre a videoinstalação performática ZOO, apresentada no Festival Internacional de Arte e Tecnologia F.A.S.E, realizado no Centro Cultural Recoleta, em Buenos Aires, Argentina, em 2013. O trabalho consiste de uma projeção de vídeo sobre uma instalação construída com caixas de arquivo que são movimentadas pelos artistas durante uma performance. Os performers assumem a posição de animais enjaulados, relacionando-se com um ambiente imagético artificial e essencialmente cultural. A obra discute criticamente as complexas relações entre homens e animais na sociedade contemporânea. Neste artigo, o trabalho ZOO é discutido a partir de um diálogo com autores como John Berger e Jacques Derrida, que se concentram nas questões éticas e filosóficas da relação homem-animal.
The paper proposes a reflection on the performatic videoinstallation ZOO, presented at the International Art and Technology Festival F.A.S.E., held at Centro Cultural Recoleta, in Buenos Aires, Argentina, in 2013. The work consists of a video projection on an installation built with archive boxes, which are moved by the performers during a performance. The performers take the place of caged animals in relation with a artificial and essentially cultural environment. The work critically discusses the complex relationships between men and animals in contemporary society. In this article, the work ZOO is discussed in dialogue with author such as John Berger and Jacques Derrida, who focus on ethical and philosophical issues of the man-animal relationship.