O artigo trata da temática acerca da autonomia da vontade propriamente dita, onde se busca abordar os fatores multidisciplinares, os que importam para a formação da vontade e as eleições quando da conduta humana frente ao contrato. Assim, começando pela dinâmica histórica, até chegar ao momento atual da ciência moderna, ou como muitos preferem, “pós-moderna†nos aspectos que influenciaram diretamente ou indiretamente o próprio desenvolvimento do Direito. Apresentado o contexto, passa-se a um recorte que sugere a contribuição empÃrica prática dentro da mecânica consumista. Busca-se apontar alguns aspectos da autonomia, da vontade e da responsabilidade para adiante realizar algumas reflexões sobre a conduta e o ato de consumir. Enfim, aflora-se a possibilidade de propor um ponto de partida para as questões modernas perto dos efeitos de se viver em uma sociedade de alto consumo a partir das análises dos custos e os danos, os danos coletivos e a internalização da dita externalidades como uma proposta conclusiva, ainda que melhor fosse descrever como “uma dúvida conclusivaâ€.
The article deals with the issue of the autonomy of the will itself, which seeks to address the multidisciplinary factors that matter for the formation of the will and choices of human behavior when compared to contract. So starting with the dynamic history up to the present moment of modern science, or as many prefer, "post-modern" on issues that directly or indirectly influence the development of law itself. Presented the context pass one cut empirical suggesting practical contribution within the consumer looking to target mechanical aspects of autonomy, will and responsibility to forward some reflections on the conduct and the act of eating is done. For purposes would emerge whether to propose a starting point for closer to the effects of living in a society if guzzling from the analysis of the costs and damages modern issues, collective damage and internalization of such externalities as a conclusive proposal, although it would be better described as "conclusive doubt."