Este artigo investiga a relação estrutural entre contos góticos de Edgar Allan Poe e filmes de suspense de Alfred Hitchcock à luz das “Teses sobre o contoâ€, de Ricardo Piglia. As obras ficcionais e crÃticas de Poe definiram as bases do conto como gênero, mas sua influência pode ser percebida também em outras narrativas, particularmente no cinema de Hitchcock. A fim de obter unidade de efeito e manipular o leitor, Poe constrói uma dupla estrutura narrativa que gera e intensifica tensão. Essa mesma estrutura pode ser verificada em alguns dos mais célebres filmes de suspense hitchcockianos, e a análise de entrevistas e ensaios do diretor britânico revela preocupações de ordem estética anteriormente abordadas por Poe. Assim, Hitchcock não apenas revisitou temas e motivos das histórias góticas de Poe, mas adaptou à s telas a estrutura narrativa caracterÃstica dos contos, empregando-a como base de seu suspense cinematográfico.
This article investigates the structural relationship between Edgar Allan Poe’s gothic short stories and Alfred Hitchcock’s suspense feature films in the light of Ricardo Piglia’s “Theses on the short storyâ€. Poe’s fictional and critical works set the foundations for the short story as a genre, but his influence may be also felt in other narrative forms, particularly in Hitchcock’s cinema. In order to grant unity of effect and to manipulate the reader, Poe builds a double narrative structure which generates and enhances tension. This same structure may be found in some of Hitchcock’s most celebrated suspense films, and the analysis of his interviews and essays reveals aesthetic concerns previously addressed by Poe. Therefore, Hitchcock not only revisited themes and motifs found in Poe’s gothic tales, but he adapted to the screen the narrative structure characteristic of short stories, using it as foundation for his cinematographic suspense.