Embora exista samba praticamente em todo o Brasil, e compositores e intérpretes de regiões diversas, notadamente baianos, tenham contribuÃdo para a popularização e comercialização desse gênero musical desde o inÃcio do século XX, na maioria dos trabalhos publicados sobre o samba os autores tomam como lugar de referência a cidade do Rio de Janeiro. Logo, quando não enfocam sambistas compositores nascidos ou radicados no Rio, abordam o contexto das escolas de samba cariocas ou questões relacionadas à história do samba no Rio de Janeiro. Este artigo toma como referência boa parte da bibliografia publicada sobre o samba, expõe seu modelo de abordagem, assim como temas, questões e interpretações recorrentes que norteiam uma compreensão hegemônica sobre o assunto. Nesse sentido, apresenta uma reflexão sobre a constituição de um samba carioca urbano e industrial, em seguida retomado na história como samba nacional e mestiço ou, por assim dizer, um gênero musical brasileiro de larga repercussão e consumo.
Although samba is found everywhere in Brazil and composers and singers from different regions, particularly from Bahia, have made this musical genre popular and marketable since early in the 20th century, most published texts on samba take Rio de Janeiro city as their reference. Moreover, when they do not focus on samba composers born or living in Rio, these texts address the context of carioca samba schools or issues related to Rio de Janeiro’s samba history. This articletakes as reference good part of the published literature on samba, sets out its approach model as well as recurrent topics, issues, and interpretations that guide a hegemonic understanding of this subject. It is, thus, a reflection on the constitution of an urban and industrial carioca samba, which then comes back in history as national and hybrid samba or a Brazilian musical genre widely echoed and consumed.