ERROS DO MODELO WRF ASSOCIADOS ÀS PARAMETRIZAÇÕES DE TURBULÊNCIA EM NOITES FRACAMENTE ESTÁVEIS

Ciência E Natura

Endereço:
Revista Ciência e Natura | Campus Sede-Cidade Universitária | Av. Roraima nº 1000, Prédio 13, Sala 1122 | Fone/Fax +55(55) 3220-8735 | Bairro Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: http://www.ufsm.br/cienciaenatura
Telefone: (55) 3220-8735
ISSN: 2179-460X
Editor Chefe: Marcelo Barcellos da Rosa
Início Publicação: 30/11/1979
Periodicidade: Quadrimestral

ERROS DO MODELO WRF ASSOCIADOS ÀS PARAMETRIZAÇÕES DE TURBULÊNCIA EM NOITES FRACAMENTE ESTÁVEIS

Ano: 2016 | Volume: 38 | Número: Especial
Autores: Adriano Battisti, Felipe Denardin Costa, Otávio Costa Acevedo, Viviane da Silva Guerra, Thaís Freitas Dill
Autor Correspondente: Adriano Battisti | [email protected]

Palavras-chave: temperaturas noturnas, parametrização de turbulência, regime fracamente estável, modelo wrf, espaçamento de grade.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A qualidade da previsão de temperaturas noturnas por diferentes parametrizações de camada limite atmosférica é avaliada.Para isso, foi utilizado o modelo WRF, sendo que se considerou três representações diferentes para a turbulência no modelo:Bougeault-Lacarrère (BOU), Mellor-Yamada-Janjic (MYJ) e Yonsei University (YSU). Para YSU e BOU se avaliou a previsãocom um espaçamento de grade de 12 km e para MYJ se avaliou a grade de 12 e 4 km, centradas no estado do Rio Grande do Sul,no sul do Brasil. Foram utilizadas as noites mais turbulentas, menos estáveis, a fim de investigar quais os problemas associados aoerro de previsão neste ambiente. O parâmetro número de Richardson foi responsável por classificar as noites na sua estabilidade.Os erros são confrontados com o erro da previsão de vento e com os parâmetros de estabilidade. A comparação mostra que omodelo subestima consistentemente as temperaturas noturnas nessas noites e o aumento da resolução não resultou em umamelhora significativa da previsão. Além disso, o erro do vento para as situações de menor estabilidade é pequeno, o que indica quehá problema na solução da turbulência pelos esquemas de camada limite atmosférica neste tipo de ambiente.