As operações classifi catórias fundadas na noção de gênero, que atravessa toda a história a crÃtica literária, suscitam uma problemática especÃfi ca quando aplicadas à s formas da canção popular folclórica e mediatizada. Tomando por exemplo os casos do samba e do samba-canção, tento discernir algumas questões e difi culdades que se apresentam ao pesquisador no mapeamento da poética desses materiais. Esse mapeamento deve, por um lado, construir uma visão sistêmica que articule de modo objetivo e consistente as várias dimensões culturais e semióticas do material; por outro lado, não pode desconsiderar a relevância de denominações e circunscrições temáticoestilÃsticas consagradas pelo uso corrente. Nesse âmbito de questões, serão consideradas propostas de estudiosos como Dan Ben Amos, Carlos Sandroni, José Ramos Tinhorão, Beatriz Borges e Luiz Tatit.
When classifying operations founded on the gender notion —which permeates the whole literary criticism— are applied to forms of folk and mediated popular music, a specifi c problem arises. In the case of Brazilian samba and samba-canção, I try to put some questions and diffi culties that the researcher faces in mapping this subjectmatt er’s poeticalness. On the one hand this mapping must build a systemic vision that articulates objectively and consistently samba and samba-canção’s semiotic and cultural dimensions, but on the other hand it must include the relevance of thematic, stylistic denominations and circumscriptions currently used. In so doing, I consider the studies of Dan Ben Amos, Carlos Sandroni, José Ramos Tinhorão, Beatriz Borges and Luiz Tatit, among others.