Este artigo tem por objetivo mostrar o problema da educação mesmo que não explÃcito no pensamento do filósofo
holandês Benedictus de Spinoza (1632-1677). Analisando algumas obras de Spinoza como a Ética e o Tratado da Reforma da Inteligência, voltadas para questões ontológicas, epistemológicas e éticas, apresentaremos como é possÃvel inferir uma proposta de ensino segundo uma ética dos afetos. Para tanto, relacionaremos a teoria dos afetos e do conatus e Spinoza com a proposta de uma educação movida por afetos ativos, ou seja, que estimulam o desejo de conhecer, a autonomia do agir e o pensamento livre, que são contrários a uma educação movida por afetos passivos.
This paper aims to show the education problem notwithstanding not explicit in the thought of the Dutch philosopher Benedictus de Spinoza (1632-1677). Analyzing some Spinoza’s works as the Ethics and the Treatise on the Emendation of the Intellect, focused on ontological, epistemological, and ethical issues, we will present how you can work a teaching proposed on the ethics of affects. To do so, we will relate Spinoza’s theory of affects and conatus to the proposal of an education moved by active affects, that is, that stimulate the desire to know, the autonomy of action and free thought that are against an education moved by passive affects.