Este artigo é fruto dos resultados de pesquisa de uma dissertação de Mestrado que teve a intenção de compreender o que motiva os sujeitos de diferentes grupos sociais a visitarem o Museu de Artes e Ofícios de Belo Horizonte – MG (MAO). Referenciados nos conceitos de capital cultural e habitus constru- ídos por Pierre Bourdieu, e na sociologia de Bernard Lahire, sobretudo no conceito de ator plural, buscamos investigar em que medida a origem social, o nível de escolaridade, a frequência a práticas culturais e o convívio social com os amigos e/ou colegas de trabalho poderiam influenciar a realização de uma visita ao Museu de Artes e Ofícios.
This article comes from the research results of a Master’s dissertation that aimed to understand what motivated people from different social groups to visit Belo Horizonte’s Museu de Artes e Ofícios – MG (Museum of Arts and Crafts - MAO). Referenced in the concepts of cultural capital and habitus constructed by Pierre Bourdieu, and in the sociology of Bernard Lahire, above all in the concept of the plural actor, we investigate to what extent social origin, level of schooling, frequency of cultural practices and socialization with friends and/or work colleagues could influence the choice to visit the Museum of Arts and Crafts.