Desfazer/Refazer a condição pós-conceitual

Revista Poiésis: Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes

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ISSN: 2177-8566
Editor Chefe: Luiz Sérgio de Oliveira
Início Publicação: 01/12/2000
Periodicidade: Semestral

Desfazer/Refazer a condição pós-conceitual

Ano: 2016 | Volume: 17 | Número: 27
Autores: Éric Alliez
Autor Correspondente: Éric Alliez | [email protected]

Palavras-chave: in situ, anarquitetural, diagramático

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa mostrar como os trabalhos de Daniel Buren e de Gordon Matta-Clark uma desconstrução ao mesmo tempo dos limites da autonomia da arte e da arquitetura. Mas se, por um lado, a crítica da autonomia da arte, que incorpora o nível exclusivo/inclusivo da crítica da arte conceitual - feita pelo “trabalho in situ” de Daniel Buren -, acaba por provocar uma situação de não- -arquitetura na medida em que ele trabalha sob e sobre a arquitetura; por outro, a radicalização desta situação só se dará efetivamente nas operações feitas por Matta-Clark quando este ataca os fundamentos mesmos da arquitetura em nome de uma “anarquitetura”. Comunicação apresentada na Jornada de estudos La condition postconceptuelle — De l’art contemporain que aconteceu na Universidade Paris 8, no dia 9 de maio de 2014.



Resumo Francês:

Cet article vise à montrer la façon dont les travaux de Daniel Buren et Gordon Matta-Clark réalisent une déconstruction à la foi des limites de l’autonomie de l’art et de l’architecture. Néanmoins, si, d’un côté, la critique de l’autonomie de l’art, qui incorpore le niveau exclusif/inclusif de la critique de l’art conceptuel - réalisé par le “travail in situ” de Daniel Buren -, aboutit à provoquer une situation de non-architecture dans la mesure où il travaille sur et sous l’architecture; d’un autre côté, la radicalisation de cette situation ne viendra effectivement que dans les opérations réalisés par Matta-Clark, puisqu’il attaque les fondements mêmes de l’architecture au nom d’une «anarchitecture». Cette communication a été présenté dans la Journée d’études sur La condition postconceptuelle — De l’art contemporain qui a eu lieu dans Université Paris 8, le 9 mai 2014.