CONTAR! CONTAR! CONTAR! – A apresentação transcultural da vida norte-americana em A volta do gato preto, de Erico Verissimo

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Editor Chefe: Comissão Editorial
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

CONTAR! CONTAR! CONTAR! – A apresentação transcultural da vida norte-americana em A volta do gato preto, de Erico Verissimo

Ano: 2017 | Volume: 1 | Número: 11
Autores: Iarima Nunes Redu
Autor Correspondente: I. N. Redu | [email protected]

Palavras-chave: literatura brasileira, Erico Verissimo, narrativas de viagem, transculturação, política de boa vizinhança estadunidense

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O escritor brasileiro Erico Verissimo viveu nos Estados Unidos em diferentes oportunidades, tendo transformado reflexões e observações sobre tais períodos em narrativas de viagens posteriormente publicadas. Entre setembro de 1943 e setembro de 1944, Verissimo e sua família viveram em San Francisco e Los Angeles, período no qual o escritor atuou como professor e conferencista a fim de estreitar as relações culturais entre os Estados Unidos e o Brasil – sua viagem, financiada pelo governo norte-americano, deu origem à narrativa A volta do gato preto. No presente artigo, pretendeu-se analisar a narrativa de viagem A volta do gato preto à luz da teorização apresentada por Mary Louise Pratt em Imperial eyes: travel writing and transculturation, empreendendo uma leitura norteada principalmente pelos conceitos de transculturação, anti-conquista, autoetnografia, zona de contato e seeing-man.



Resumo Inglês:

Brazilian writer Erico Verissimo lived in the United States on different ocasions and turned his remarks and observations on the matters of such time periods into travel accounts later published. Between september of 1943 and september of 1944, Verissimo and his family lived in San Francisco and Los Angeles, when the writer performed duties as a college professor and a public speaker aiming at closing the USA-Brazil cultural relations – his travel, financed by the US government, gave origin to The return of the black cat. This paper intents to analize the travel account The return of the black cat based on Mary Louise Pratt’s Imperial eyes: travel writing and transculturation, attempting to perform a reading that is oriented mainly by transculturation, anticonquest, autoetnography, contact zone and seeing-man concepts.