Pretende-se, neste artigo, discorrer sobre as ideias de Machado de Assis presentes na representação feminina de Helena e de Capitu, personagens machadianas de fases distintas – cronologicamente – de sua obra, Helena (1876) e Dom Casmurro (1899). Para tanto, serão explorados os processos de construção das referidas personagens, bem como a relação desses processos com os preceitos da escola literária em vigor à época da escrita de cada romance e com o contexto sociocultural ao qual pertenciam. Assim, trabalhando com a ideia de Modernidade e revisando elementos da fortuna crítica sobre Machado em relação ao tema, buscou-se traçar um panorama que retrate a representação feminina semelhante, tanto de Helena quanto de Capitu. Busca-se, sobretudo, mostrar que Helena já trazia em si elementos de Capitu, revelando que a obra de Machado de Assis pode e deve ser vista como um todo, e não cindida em duas fases.
In this paper it is intend to discuss the ideas of Machado de Assis present in the female representation of Helena and Capitu, Machado’s characters from different phases - chronologically - of his work, Helena (1876) and Dom Casmurro (1899). In order to do so, the processes of construction of these characters will be explored, as well as the relation of these processes with the precepts of the literary school in force at the time of each novel’s writing and the sociocultural context to which they belonged. Thus, working with the idea of Modernity and revising elements of the critical fortune about Machado in relation to the theme, it was sought to draw a panorama that portrays the similar female representation of both Helena and Capitu. It is aimed, above all, to show that Helena already had elements of Capitu, revealing that the work of Machado de Assis can and should be seen as a whole, and not, divided into two phases.