O conceito de violência e o meio ambiente em Michel Serres

REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental

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ISSN: 15171256
Editor Chefe: Vilmar Alves Pereira
Início Publicação: 01/07/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

O conceito de violência e o meio ambiente em Michel Serres

Ano: 2007 | Volume: 18 | Número: 1
Autores: Humberto Calloni
Autor Correspondente: Humberto Calloni | [email protected]

Palavras-chave: Paz, contrato, violência, guerra, planeta terra, peace, contract, violence, war, planet earth

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo trata de enfatizar o profundo anelo de Michel Serres pela paz. Como veremos adiante, o sentido da paz para o filósofo francês não advém de uma determinidade exterior ou deus-ex-machine ao universo humano, mas emerge a partir de contratos jurídicos nos quais as guerras são regulamentadas a fim de se estabelecer o armistício. É que a história da humanidade é a história mesma da violência. Seja a violência objetiva – aquelas agressões permanentes contra a natureza, o planeta Terra -, seja a violência subjetiva – as guerras e agressões regulamentadas ou não entre os seres humanos – a violência é um fenômeno visceral à condição humana, cujas modalidades e intensidades são indescritíveis. Assim, por mais paradoxal que possa parecer, a paz entre os humanos e entre estes e a natureza só será possível a partir de contratos de direito e de fato em que ambas as partes se comprometam com a preservação de suas vidas. No que diz respeito ao planeta Terra, o mundo físico tal e qual, é preciso considerá-lo um inimigo (tal como, de fato, é consciente ou inconscientemente considerado) a fim de declarar a guerra após o devido contrato jurídico, com o qual se preserva o armistício, o fim do combate, a derradeira paz. Assim como foi assinado o Contrato Social para preservar a paz entre os homens, há necessidade, segundo o filósofo, de que se assine um Contrato Natural com o planeta Terra. A partir desse acordo entre iguais juridicamente, as partes inimigas poderão, enfim, assinar o acordo de paz. Para que o contrato natural tenha legitimidade é necessário que o planeta Terra seja considerado sujeito de fato e de direito. Por esse acordo, a Terra não poderá mais ser considerada mero objeto de espoliação, violência pura e simples, sem limites e sem leis. Como sujeito de direito, o mundo natural deverá ser preservado da destruição que se lhe avizinha e nós, humanos, a nossa espécie. O meio ambiente é tudo, diz o pensador francês. O planeta Terra somos nós enquanto conscientes dos vínculos matriciais que nos conectam com o misterioso acontecimento da vida.



Resumo Inglês:

This article seeks to emphasize Michel Serres’s deep yearning for peace.
As we will soon see, the meaning of peace for the French philosopher does not come from an outer determinacy or a deus-ex-machine to the human universe, but emerges from juridic contracts by which wars are regulated in order to establish armistice.The fact is that the history of humanity is the history of violence itself. Whether we deal with objective violence – those ongoing agressions against nature, the planet Earth -, or subjective violence – the wars and agressions regulated or not among human beings – violence is a phenomenon visceral to human condition the modes and intensities of which are indescribable. Thus, however paradoxical it might sound, peace among humans and between humans and nature will be possible only when contracts are justly and factually accorded where both parties agree to preserve their lives. As for the planet Earth, the physical world as such, it is necessary to take it for an enemy (such as, in fact, consciously or unconsciously, it is taken) in order to declare the war after the relevant juridic contract with which it is preserved the armistice, the end of the combat, ultimate peace. As it was signed the Social Contract to preserve peace among men, it is of necessity, according to the philosopher, to sign a Natural Contract with planet Earth. With this agreement between juridic peers, opponent parties will finally be able to sign the peace agreement. In order that the natural contract be legitimate it is necessary that the planet Earth be considered subject factually and rightly. By this agreement, the Earth will no more be considered mere object of spoliation, sheer violence, limitless and lawless. As subject by right, natural world will be preserved from the destruction which approaches and we, human beings, will preserve our species. Environment is everything, says the French thinker. The planet Earth is ourselves while we are conscious of the matricial links that connect us to the mysterious event of life.