INTERSEMIOSE NA POESIA DE DORA FERREIRA DA SILVA

Revista Araticum

Endereço:
Rua Figueira, 39 - Vila Brasília - Montes Claros - MG
Montes Claros / MG
39400146
Site: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/araticum/index
Telefone: (38) 3229-8234
ISSN: 2179-6793
Editor Chefe: Osmar Pereira Oliva
Início Publicação: 31/05/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras

INTERSEMIOSE NA POESIA DE DORA FERREIRA DA SILVA

Ano: 2017 | Volume: 16 | Número: 2
Autores: Enivalda Nunes Freitas e Souza e Maria Goretti Ribeiro
Autor Correspondente: E. N. F. e Souza, M. G. Ribeiro | [email protected]

Palavras-chave: Intersemiose, Poesia, Pintura, Dança, Dora Ferreira da Silva

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Realizamos, neste trabalho, uma leitura intersemiótica de O leque, obrada poeta brasileira Dora Ferreira da Silva, evidenciando o diálogo intertextual entre o referido poema, a dança e as telas Celina con abanico III, de Fabian Perez, Il ventaglio rosso, de Federico Zandomeneghi e Dos mujeres en el teatro, de Mary Cassatt. Tecemos considerações sobre a estrutura poemática, seus efeitos rítmicos, sonoros, sinestésicos e plásticos; os aspectos imagéticoconteudísticos e a focalização do sujeito poético. É por meio desses elementos que se estabelece a relação ecfrástica entre a palavra, o movimento e a imagem, demonstrando a transcriação descritiva do objeto poético através da qual são construídas as imagens da dança e da pintura neste texto



Resumo Inglês:

This study is about a intersemiotic reading of O leque (The fan), a book written by the Brazilian poet Dora Ferreira da Silva, which analysis highlights the intertextual dialogue between that poem and Celina con abanico III’s dance and canvas, by Fabian Perez, Il ventaglio rosso by Federico Zandomeneghi and Dos mujeres en el teatro, by Mary Cassatt. Our considerations refer to the poematic structure, its rhythmic, sonorous, synesthetic and plastic effects; the imageticcontend aspects and the focalization of poetic subject. It is through those elements that the ekphrastic relationship between the word, the movement and the image is established, demonstrating the descriptive transcription of the poetic object through which the images of dance and painting are built in that text.