O artigo analisa as interfaces dos sentidos de liberdade em composições musicais do poeta popular maranhense João do Vale com poemas do escritor chileno Nicanor Parra. Esta abordagem possibilita que música, literatura e história dialoguem. Adotei o método comparativo tendo em vista as aproximações e distanciamentos entre os dois autores latino-americanos. Os caminhos dos dois artistas se aproximam quando reproduzem o essencial das falas cotidianas de indivíduos comuns, de forma a surgirem possibilidades de diálogos entre suas obras. Dei ênfase aos poemas e músicas que demonstram um teor de crítica e preocupação dos poetas com as causas sociais e políticas dos seus países.
The article analyzes the interfaces of the senses of freedom in musical compositions of the popular poet of Maranhão João do Vale with poems by the Chilean writer Nicanor Parra. This approach enables music, literature and history to dialogue. I adopted the comparative method in view of the approximations and distances between the two Latin American authors. The paths of the two artists approach when they reproduce the essential of the daily speeches of ordinary individuals, so that possibilities of dialogues between their works arise. I emphasized the poems and songs that demonstrate a content of criticism and concern of the poets with the social and political causes of their countries.